Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Novas opções no exterior

04/09/2017 em BRAZILIAN BUSINESS
Seminário na Flórida marca retomada das missões internacionais da AmCham Rio
Natanael Damasceno
comunicação@amchamrio.com


Em outubro, um grupo de empresários, executivos e empreendedores brasileiros desembarca na Flórida para, em um seminário de três dias, explorar os caminhos que levam ao mercado norte-americano. O encontro, organizado pela Brazilian American Chamber of Commerce of Florida – BACCF, terá palestras de profissionais de diversas áreas de negócios, além de apresentação de cases de empresas brasileiras que se internacionalizaram e de profissionais do Brasil que desenvolveram projetos nos Estados Unidos. Em meio aos brasileiros que buscam oportunidades de investimento no país, o destaque vai para uma delegação da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio). Além de incrementar a parceria entre as duas instituições, a viagem representará um marco na retomada das missões internacionais da AmCham Rio a fim de promover diálogos entre os dois países.

De acordo com o presidente da câmara, Pedro Almeida, a iniciativa está alinhada a uma das principais diretrizes de sua gestão: "A promoção do intercâmbio comercial entre Brasil e EUA é um papel fundamental da AmCham Rio. Esse tipo de evento, que coloca executivos face a face com empresas, cria muitas oportunidades. A última missão foi organizada há mais de quatro anos. Como um dos focos da câmara é fortalecer as relações bilaterais, vamos voltar a organizar viagens, começando com essa ida à principal porta de entrada dos EUA", afirmou.

A 13ª edição do seminário "Como ingressar no mercado norte-americano" ocorrerá em Doral, na Flórida, no hotel Provident Doral at the Blue, de 2 a 4 de outubro. O evento, em português, terá visitas técnicas a empresas localizadas no sul da Flórida. Segundo a câmara, a comissão que irá ao encontro já está formada.

Pedro Almeida diz que os planos incluem organizar pelo menos mais uma missão aos EUA. Para isso, dispõe da parceria do cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, James Story. Ele ressalta que o apoio do consulado tem sido fundamental na promoção do intercâmbio entre empresários dos dois países. E dá como exemplo, além do seminário na Flórida, a visita que a AmCham Rio recebeu, em maio, de representantes de hospitais norte-americanos, membros da US Cooperative for International Patient Programs – Uscipp.

James Story afirma que esse tipo de iniciativa tem sido muito importante para as relações comerciais entre os dois países. E lembra que, no caso do encontro entre membros da AmCham Rio e representantes de hospitais, os dois lados ganharam muito. "Os membros da Uscipp, especialmente, aprenderam muito sobre o funcionamento do sistema de saúde no Rio e fizeram contatos locais valiosos. Seja promovendo discussões sobre a redução de barreiras ao comércio, incentivando investimentos, ou estabelecendo bases para o futuro por meio da inovação, quando trabalhamos em conjunto, avançamos no esforço de aprofundar nosso relacionamento comercial. À medida que as empresas expandem negócios com base nas relações obtidas por essas iniciativas, começamos a perceber o aumento do comércio."

De acordo com o consulado, o Departamento de Comércio dos EUA estima que os investimentos feitos pelo Brasil no país geraram mais de 72 mil empregos nos mais diversos segmentos de mercado. Entre 2003 e 2016, os EUA receberam investimentos de 155 empresas brasileiras. Parte delas possui hoje subsidiárias em 29 estados norte-americanos. "Somos as duas maiores economias do hemisfério ocidental. Nossos fluxos de investimentos bilaterais são significativos e ajudam a criar empregos e crescimento econômico tanto nos EUA como no Brasil. Hoje, o comércio de bens e serviços dos EUA com o País é de cerca de US$ 90 bilhões. Como a nona maior economia do mundo e um importante parceiro comercial, o Brasil é um mercado vital para as empresas norte-americanas. Mas podemos fazer ainda mais para expandir nossa relação comercial bilateral. As companhias dos EUA continuam a encontrar valor e oportunidade no Brasil e no Rio de Janeiro, e as empresas brasileiras continuam a valorizar o mercado americano", garante James Story.

O cônsul afirma ainda que a AmCham Rio tem sido um parceiro próximo e importante da missão diplomática dos EUA no Brasil e, particularmente, no Estado do Rio: "Sempre que possível, o consulado tenta atuar como facilitador. No caso da visita da Uscipp, a entidade chegou ao serviço comercial dos EUA no consulado, que desenvolveu um programa com a câmara. Eles estavam interessados em aprender sobre o sistema de saúde brasileiro e como este funciona em conjunto com o setor de seguros. O Comitê de Saúde da AmCham foi o grupo perfeito para promover essa troca. Seria quase impossível alcançar o sucesso em programas como esse sem o apoio da câmara e das empresas parceiras".

Saiba mais sobre o 13º seminário “Como Ingressar no Mercado Norte-Americano” >> http://bit.ly/13missãomiami

Matéria publicada na última edição revista Brazilian Business. Veja o conteúdo completo http://www.amchamrio.com.br/srcreleases/BB301.pdf
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.