Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

People Connections inspira profissionais

04/10/2017 em NOTÍCIAS
Cultura, engajamento e diversidade foram os principais temas da terceira edição do evento
Com o objetivo de apontar os grandes desafios para as empresas na busca do pensar novo e da quebra de paradigmas que valorizem o capital humano, o People Connections reuniu cerca de 130 profissionais, na última sexta-feira, dia 29 de setembro, no Hotel Vila Galé. O seminário, que é uma iniciativa do Comitê de Recursos Humanos da Amcham Rio, proporcionou novos conhecimentos, além de abordar diferentes perspectivas e motivar reflexões.

O encontro teve palestras de profissionais de Recursos Humanos e Marketing de empresas como OLX, Simone Grossman; Coca-Cola, Beatriz Bottesi; Reserva, Luciana Rosas e American Airlines, Keuri Gianetti. Participaram também Pedro Calabrez, sócio-diretor da NeuroVox e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Dr. Jorge Forbes, médico psiquiatra e psicanalista e apresentador do programa Terra 2 na Tv Cultura; Carlos Tufvesson, estilista e militante de direitos civis e humanos; Luis Fernando Magrin, analista de vendas corporativas da American Airlines.

Pedro Calabrez discorreu sobre o tema “A mente humana em contextos profissionais: Contribuições das Neurociências”. O especialista falou sobre os fatores determinantes para o sucesso, como o autocontrole. “O autocontrole desde a infância é absolutamente importante e determinante para o sucesso na vida adulta. O baixo autocontrole aumenta o risco de uma série de fatores como endividamento e problemas com drogas”, afirmou.

O pesquisador também falou sobre tipos de lideranças, habilidades pessoais, como garra, talento e esforço, e a relação entre sucesso e mentalidade de crescimento. Segundo ele, a garra é mais importante que o talento, que apesar de ser uma ótima ferramenta, é potencial desperdiçado se não existe esforço. Para Calabrez, o grande objetivo da vida é chegar a felicidade, e o segredo é definir o que fazer para alcança-la.

No primeiro painel do evento, Simone Grossmann, diretora de recursos humanos da OLX, Beatriz Bottesi, diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, e Luciana Rosas, diretora de marketing da Reserva abordaram os caminhos para construir o novo. Guilherme Brandão, sócio da 2Get, moderou.

Simone, que falou sobre “Workplace integrado: inovação e engajamento”, destacou a importância de vivência e entendimento dos valores da empresa. “Os valores da OLX foram construídos a partir da realidade dos próprios funcionários da empresa. A cultura precisa ser vivida e relembrada o tempo inteiro. No espaço físico, na comunicação, nos métodos de trabalho”, explicou.

Beatriz e Luciana falaram sobre a sensação de pertencimento à empresa como fator essencial para realização profissional. Para Beatriz, o propósito da empresa precisa estar refletido nos funcionários e a combinação de ser e pertencer gera a felicidade. “Não adianta a empresa vender felicidade sem que os funcionários estejam felizes”, ressaltou.

Já Luciana abordou a importância de os funcionários experimentarem a marca e viverem o propósito da empresa. Segundo ela, o tratamento afetuoso dado aos clientes pelos vendedores da empresa é o jeito “Reserva” de ser, o que propaga os valores da marca.

Na segunda parte do evento, Jorge Forbes falou sobre os efeitos na subjetividade humana da nova era, a pós-modernidade, que ele chama de Terradois. “Nós podemos mais do que queremos. Isso pelas grandes possibilidades que temos hoje e que não tínhamos anteriormente”, afirmou Forbes.

Para o médico, a maior parte das empresas ainda se encontra em Terraum, com um padrão de verticalidade e hierarquia. No entanto, as armas morais de Terraum não funcionam em Terradois, uma vez que esta é caracterizada por uma ordem horizontal mais igualitária.

Em Terraum, o líder é hierárquico, moralista, precavido, controla e dirige, e acredita que o cliente é rei. Ele estimula a eficiência, projeta o futuro, se assegura nas verdades, é atento ao principal, e busca o lucro no mundo.

Já em Terradois, o líder compartilha, é ético, incentiva a inovação responsável, inspira e entusiasma, e acredita que o cliente é cidadão. Ele estimula a criação da diversidade, inventa o futuro, convive com as ambiguidades, é conectado ao geral, e associa o lucro com a construção do mundo.

Diversidade foi o tema do segundo painel com Carlos Tufvesson, Luís Fernando Magrin e Keuri Gianetti. A moderação ficou por conta de Aline Klein, líder de diversidade do Great Place To Work.

Carlos Tufvesson reforçou a importância de a sociedade civil apoiar as minorias, uma vez que os crimes de ódio são frequentes. O estilista também falou de como é essencial que as empresas respeitem a individualidade do ser humano, e valorizem as suas diferenças. “A beleza do ser humano está na diversidade”, afirmou.

Keuri Gianetti apresentou as políticas de diversidade da American Airlines, pioneira em empregar a primeira piloto mulher e o primeiro comissário afrodescendente. Luís Fernando Magrin, foi um exemplo presente de inclusão da empresa. O analista mostrou como ter a sua orientação sexual aceita, o fez feliz e realizado. Magrin, que leva a sua personagem drag queen Mama Darling para o ambiente de trabalho em ocasiões especiais, ressaltou a importância de conseguir expressar a própria individualidade “Se eu não puder ser quem eu sou, eu nunca vou ser feliz”.

O People Connections foi apresentado pela UnitedHealth Group e contou com o patrocínio da Prudential.

Confira as fotos do evento: http://bit.ly/peopleconnectionsfotos
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.