Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

“Os nossos planos de marketing cada vez mais começam pelo mundo digital”

14/03/2018 em NOTÍCIAS
Mauro Segura, diretor de Comunicação e Marketing da IBM Brasil, falou sobre a influência da tecnologia na área de marketing em reunião da AmCham Rio
A reunião do comitê de Marketing da Câmara, realizada na terça (13), teve a participação especial de Mauro Segura, diretor de Comunicação e Marketing da IBM Brasil. O encontro reuniu os membros do grupo para debater as ações do ano e garantiu uma visão sobre as transformações sociais e profissionais do marketing com a era tecnológica.

A tecnologia possibilitou uma profunda mudança econômica e social em um curto espaço de tempo. Ao comparar a estrutura familiar de 100 e 50 anos atrás com a atualidade, é possível notar como o desenvolvimento tecnológico influenciou não só os costumes diários, mas também a forma como os seres humanos se relacionam. “O salto tecnológico foi brutal”, disse Mauro.

As ferramentas digitais que a sociedade dispõe hoje surgiram há, aproximadamente, 10 anos. Mauro citou que as novas tecnologias, como a impressão 3D, realidade virtual, internet das coisas, drones, nanotecnologia, entre outras, estão se tornando maduras conjuntamente e irão causar um novo salto tecnológico no futuro próximo.

“Nos próximos cinco anos, essas tecnologias vão invadir nossas vidas ao mesmo tempo, e no momento em que elas se juntam, a gente começa a ter essa explosão de transformação na forma como vivemos”, afirmou.

Para ele, entre os impactos econômicos e sociais estarão o surgimento de uma classe média mais emergente, a mudança de hábitos na geração Z, e o desemprego causado pela tecnologia.

Os novos canais, consumidores e tecnologias geram uma sociedade com demandas específicas. Para Mauro, a mobilidade muda completamente a forma de se planejar o marketing, uma vez que o consumidor quer ter experiência com a marca nesta condição. A inteligência artificial será uma importante aliada em projetos de marketing, pois vai entregar experiências completamente diferentes, com mais interação com o produto. “Os nossos planos de marketing cada vez mais começam pelo mundo digital. Essa questão da mobilidade é ir onde o consumidor está. O consumidor digital e móvel é aquele que não vai mais à loja física”, afirmou.

Na esteira de mudanças, diversos players passam a integrar um novo ecossistema de marketing, que exige, cada vez mais habilidades do profissional em marketing de conteúdo, análise de dados, web design, SEO, social media, tecnologia entre outras. Um dado do Linkedin de 2015 revelou que dentre as habilidades mais procuradas na rede, estavam o gerenciamento de campanhas de marketing, SEO/SEM, desenvolvimento mobile e design de interface. “Existe uma necessidade de profissionais de marketing com nível de especialização muito específico”, completou Mauro.

Um estudo da Harvard Business Review, de 2014, diz que a nova profissão tem três grandes dimensões, pautadas em um profissional focado na análise de dados e conhecimento tecnológico, na criação de engajamento do consumidor, com geração de comunidades e usabilidade, na produção de conteúdo, de forma que gere relevância para capturar o consumidor.

Mauro defende que é essencial a empresa ter clareza da sua jornada de transformação digital e ser preciso inserir o profissional em todos os setores da organização. Ou seja, integrar o marketing com as mídias sociais, TI, recursos humanos, responsabilidade social, por exemplo, é ampliar resultados. “Não dá para pensar uma transformação digital das empresas se todas as áreas não se falarem”, ressaltou.

Confira as fotos em: http://bit.ly/reuniaocomitemarketing
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.