Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Especialista do Ibama apresenta panorama de licenciamento ambiental

26/03/2018 em Notícias
Em reunião do comitê de Petróleo e Gás da AmCham Rio, Alexandre D’Avignon relatou o intercâmbio do Ibama com os EUA e apresentou o projeto do banco de dados do instituto
Coordenador de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás (COEXP) do Ibama, Alexandre D’Avignon participou da reunião do Comitê de Petróleo e Gás para compartilhar a experiência da instituição no intercâmbio entre o instituto e a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), realizado no final de 2017, e falar sobre o projeto do banco de dados integrado do Ibama. A reunião com os membros do comitê, players do setor e convidados aconteceu na última quarta, 21 de março.

Dentro da COEXP, Alexandre é responsável por identificar tecnologias menos impactantes, com objetivo de gerar qualificação na área, avanço na cooperação entre regulador e regulado, além de diminuir riscos e prever problemas. Com ação do Ibama na costa brasileira, ele nota o avanço no setor de petróleo e gás.

Iniciativa do Departamento de Estado do Governo Norte-Americano, o International Visitor Leadership Program (IVLP), realizou o intercâmbio com intuito de expandir entendimento sobre a governança ambiental. Diversos analistas do Ibama foram indicados ao programa, a fim de trocar experiências com a Agência de Proteção Ambiental (EPA) e o Departamento de Recursos Naturais (DNR).

O foco dos analistas foi na regulamentação. Segundo Alexandre, foi possível realizar uma discussão comparativa entre a regulamentação brasileira e americana, e análise das diferenças e dificuldades. “Esse tipo de atividade é fundamental. Os resultados foram bem interessantes”, ressaltou.

Nos EUA existe um plano de fomento nos próprios órgãos reguladores para prever a geração de riscos ambientais. Por isso, entende-se a importância de qualificar ainda mais a formação dos analistas do Ibama. “A gente pode ter uma série de elementos do licenciamento que podem ser discutidos e qualificados. E isso eu acho muito importante”, mencionou o coordenador.

Outro ponto destacado foi o projeto do banco de dados integrado do Ibama. A plataforma vai centralizar as informações, atualmente distribuídas em diferentes processos de licenciamento. Para Alexandre, existe a confiabilidade de que tudo que chega de informação no banco é armazenado, verificado e validado. Além disso, a evolução agrega valor a cada estudo ou pesquisa realizados.

“Nós temos um banco de dados em que podemos colocar as informações e as pesquisas. Quando a gente tem um panorama, uma consolidação de dados, temos outra percepção do meio ambiente”, ressaltou.

A expectativa do coordenador é que o banco de dados possa se integrar com outros bancos internacionais, a fim de possibilitar uma percepção mais ampla sobre questões socioambientais. Mas, para isso, é necessário que as informações sejam operadas de forma controlada e segura. “A governança do processo é imprescindível para a atualização de dados e para a transparência de todas as informações que são geradas”, diz.

Gerente executiva da AmCham Rio, Nadia Stanzig, e os líderes do comitê de Petróleo e Gás, Ana Lopes e Adyr Tourinho, relembraram a missão empresarial em Brasília, realizada pelo grupo em fevereiro. A ação apresentou uma agenda propositiva para o setor e tinha como um dos pilares o aprimoramento do licenciamento ambiental, além da revisão nas regras de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e o ambiente de gás natural. O grupo se reuniu com o Ministério de Minas e Energia, a Casa Civil, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e a presidência do Ibama. “Para a AmCham Rio, o objetivo é o macro: a melhoria do ambiente”, mencionou Nadia.

Confira na edição 303, da Brazilian Business, mais informações de como foi o intercâmbio de analistas do Ibama à Agência de Proteção Ambiental (EPA): http://www.amchamrio.com.br/srcreleases/BB303.pdf

Veja as fotos do encontro: http://bit.ly/reuniaopetroleoegas
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.