Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

4ª edição do People Connections debate o futuro

04/07/2018 em Evento
Inteligência artificial, soft skills e indústria 4.0 foram alguns dos temas do evento
Marcelo Cortez Fotografia
A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, em mais uma iniciativa visando o desenvolvimento de pessoas e organizações, promoveu, no dia 29 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, a 4ª edição do People Connections. O seminário que há quatro anos conecta ideias, foi idealizado pelo Comitê de Recursos Humanos da AmCham Rio e reuniu cerca de 140 profissionais, gestores e líderes da área de RH.

Em um cenário no qual a transformação digital é imperativa, e cada vez mais presente no dia-a-dia da população mundial, o modus operandi das empresas passa por uma profunda reestruturação. Com o propósito de discutir as lacunas que permeiam esse contexto, o evento abordou os impactos da era digital nas profissões e relações humanas, além do novo cenário do futuro que já chegou.

O evento contou com renomados palestrantes, especialistas de diferentes áreas como José Claudio Securato, CEO e sócio fundador da Saint Paul Escola de Negócios, finalista do prêmio Top Of Mind de RH 2018; Gilberto Ururahy, diretor médico da Med-Rio Check-up, diretor da AmCham Rio e líder do Comitê de Saúde; Jaqueline Weigel, chefe executiva do Grupo W Futurismo; Mira Noronha, Gerente Senior de Aquisição de Talentos para América Latina da GE Corporate; Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS Rio) e Tânia Cosentino, presidente da Schneider Eletric América do Sul.

O Seminário foi aberto com as boas-vindas do presidente da AmCham Rio, Pedro Almeida, e da chairperson do Comitê de Recursos Humanos da Câmara, Claudia Danienne Marchi, sócia da Degoothi Consulting. Na palestra de abertura, José Cláudio Securato discorreu sobre o tema “A aprendizagem no século XXI: IA aplicada à educação”. O especialista falou sobre como a inteligência artificial vem mudando a educação e apresentou o modelo de ensino trabalhado na Saint Paul Escola de Negócios, da qual é CEO & Founder Partner. Entre os pontos destacados da metodologia, está a importância da educação personalizada para potencializar as competências de acordo com o perfil comportamental.

Sob o tema “Inteligência artificial: o futuro é agora”, o primeiro painel do evento teve a participação de Gilberto Ururahy e Fabro Steibel. O diretor-médico da Med-Rio Check-up, Gilberto Ururahy, ponderou sobre a importância da interação entre as inteligências emocional e artificial. “Precisamos de tempo para pensar em nossas emoções, de modo que todas as novidades tecnológicas impactem positivamente em nossa longevidade”, alerta o especialista. O diretor executivo do ITS Rio, Fabro Steibel, trouxe os impactos da IA nas conexões sociais, assim como os mais recentes projetos em que atuou e deixou uma importante reflexão: “a inteligência artificial de sua empresa permite olhar para as pessoas?”. O palestrante defendeu que é preciso desmistificar a IA, de modo que seja possível entender e questionar seus mecanismos para melhorar as decisões das empresas.

No painel “Futurismo, organizações e mindset disruptivo”, Jaqueline Weigel e Mira Noronha trouxeram um panorama das empresas e profissionais do futuro, além do case de reverse mentoring implementado na GE. A chefe executiva do Grupo W Futurismo, Jaqueline Weigel, colocou a importância de as organizações se reinventarem e não classificarem as pessoas por cor, idade e classe social. "A IA trabalha à serviço do homem e não é neutra, portanto precisamos reunir equipes diversas para que tenhamos novas soluções e possamos gerar transformação”, pontua a futurista.

Por sua vez, Mira Noronha, da GE Corporate, apresentou um estudo de caso sobre reverse mentoring voltado para gestão de pessoas. “O reverse mentoring veio para dar a possibilidade de fazer gerações diferentes interagirem e aprenderem entre si. É fato que o modelo tradicional de empresas não vai mais existir, por isso é fundamental ajudar os executivos com muitos anos de carreira a passarem por essa transição”. Em sua palestra, Mira destacou ainda que a tecnologia deve ser um meio, porém o foco das organizações precisa ser o capital humano.

O seminário foi encerrado com a palestra da presidente da Schneider Eletric para a América do Sul, Tânia Consentino, que trouxe a visão do CEO frente ao mundo digital. Tania discorreu sobre as ações implementadas pela empresa durante o processo de transição para a indústria 4.0. “A transformação digital não pode ser implementada apenas pela hierarquia. Ela se dá através de uma revolução cultural nas organizações. Antigamente, o lucro era o principal objetivo das corporações. Hoje, com o novo modelo de negócios, o legado, ou seja, o impacto social é o mais importante”

O People Connections foi apresentado pela Amil e contou com o patrocínio da MED-RIO Check-up e SulAmérica Centro de Convenções.

Veja algumas fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/amchamrio/albums/72157696986756611
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.