Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Sustentabilidade nas empresas: baixo custo e alto retorno

25/01/2019 em Notícias
Rose Frade, CEO da Comercial MIlano do Brasil fala sobre os benefícios das práticas sustentáveis para as empresas
Banco de Imagens Unsplash
Adotar práticas sustentáveis na gestão de uma empresa pode ser bem mais simples e econômico do que pensa a maioria dos administradores. Medidas concretas, como comprar energia de fontes renováveis e reutilizar a água consumida, não apenas preservam o meio ambiente, mas trazem qualidade de vida para o entorno. Sustentabilidade pode ser lucrativa e não demanda altos investimentos.

A Comercial Milano do Brasil – companhia de logística situada em Duque de Caxias/RJ – acreditou nessa premissa e resolveu adotar, há três anos, um programa que prioriza soluções inovadoras em prol da natureza, desenvolvidas dentro de casa. Somente de janeiro a dezembro de 2017, obtivemos uma economia de cerca de R$ 3,3 milhões com ações em prol da natureza nas áreas de energia, coleta seletiva e venda de recicláveis, reúso de água, entre outras. Além do ganho financeiro, foram conquistados valores intangíveis e preciosos, como o bom relacionamento com a comunidade do entorno e a vinculação da marca Milano à responsabilidade socioambiental.

Com a ajuda de especialistas, criamos um mecanismo próprio de captação e tratamento de água, evitando a sobre - carga no sistema público de distribuição. Beneficiamos, diretamente, a população do Distrito Industrial de Duque de Caxias, que sofre com o precário abasteci - mento de água – infelizmente, problema comum na Baixada Fluminense. Para tal, construímos uma Estação de Tratamento de Água de Reúso (ETAR), na qual, mensalmente, são tratados 220 mil litros de água. Ao final do processo, devolvemos à natureza efluentes com qualidade acima dos padrões exigidos pela legislação ambiental. Desde 2015, já evitamos o uso de nove milhões de litros de água em nossas plantas.

Outro tripé do nosso programa é o consumo eficiente de energia, pois atuamos em um segmento de atividade elétrica intensiva. Migramos para o Mercado Livre e nos enquadramos na Categoria de Consumidores Especiais, ou seja, de empresas que só podem comprar energia de fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Desta forma, de fevereiro a dezembro de 2017, evitamos a emissão de 473 toneladas de carbono (t CO2), o equivalente a 3.312 árvores replantadas. Como resulta - do, recebemos a Certificação de Uso de Energia Renovável emitida pela Comerc-Sineconsult.

Nada disso, porém, seria válido sem a convivência harmoniosa com a comunidade do entorno de nossas plantas. Além de gerar cerca de 400 empregos, procuramos reduzir ao máximo o nível do som produzido por nossas máquinas – atualmente, os compressores emitem sons abaixo do nível adequado a uma área de uso misto, embora estejamos localizados num distrito industrial. Certificado pelo ISO 14.001, o Sistema de Gestão Ambiental implantado colabora, ainda, para a redução do volume de detritos, já que os resíduos orgânicos são transformados em adubos e usados nos jardins da empresa. Implementar um programa de gestão sus - tentável é factível, econômico e prático, basta ter vontade, dedicação e um pouco de criatividade. O resultado, com certeza, compensa.

**Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião dos editores e da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.