Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Scott Hamilton assume o consulado geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro

28/01/2019 em Entrevista
Em entrevista, o cônsul-geral expôs as prioridades de sua gestão e como pretende deixar um legado de extrema cooperação bilateral
Acervo Consulado Americano do Rio de Janeiro
Com passagem em outros países da América do Sul, como Equador e Colômbia, o novo cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Scott Hamilton, está fascinado pela oportunidade de trabalhar pela primeira vez no Brasil. Na companhia da esposa Isabel e dos dois filhos, ele planeja viajar pelo Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo – os três distritos que estão sob sua cobertura consular – para conhecer diferentes pessoas e lugares. Por meio dessa experiência, muito além de se aprofundar na cultura brasileira, ele pretende deixar um legado que permita, no futuro, olhar para este momentocomo o início de uma nova era de extrema cooperação bilateral em diversas frentes, além de laços fortalecidos e com mais oportunidade de negócios e investimentos para osdois países.

Brazilian Business: Quais são as principais prioridades de sua gestão?

Scott Hamilton: Espero usar bem as experiências adquiridas em uma carreira dedicada, principalmente, a questões da América Latina e África. Nossa prioridade número um em qualquer missão dos Estados Unidos no exterior é garantir a segurança dos cidadãos americanos. Continuaremos a buscar esse propósito e trabalharemos para desenvolver ainda mais os fortes laços entre nossos países, as duas maiores democracias do hemisfério.

BB: Como percebe a relação entre o Brasil e os EUA? O que pode ser feito para aumentar os negócios e interesses comerciais entre os dois países?

SH: Os EUA têm uma grande relação comercial com o Brasil. Como duas das maiores economias do mundo, esperamos continuar a melhorar a competitividade global e a prosperidade das duas nações, expandindo o engajamento entre o governo e o setor privado. No setor de petróleo e gás, vimos como a decisão do Brasil de promulgar reformas regulatórias e retomar o calendário de leilões gerou excelentes parcerias entre empresas brasileiras e norte-americanas nos últimos anos. Essas parcerias irão gerar comércio e investimentos significativos por décadas, com benefícios para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, em particular. E acho que isso é apenas o começo. Acredito que vamos olhar para este momento como o início de uma nova era, de extrema cooperação bilateral em várias frentes, o que levará a laços mais fortes, maior estímulo ao turismo, mais comércio e investimentos em ambos os países.

BB: Existe alguma área de negócio, setor ou projeto específico que pretenda trabalhar para aumentar este relacionamento?

SH: Há tantos pontos em comum e interesses compartilhados entre nossas culturas e sociedades que estou confiante de que nosso relacionamento bilateral continuará a se aprofundar e a se ampliar. A parceria Brasil-EUA é natural. Quando o secretário de Defesa dos Estados Unidos James Mattis visitou o Rio de Janeiro em agosto, ele disse: “juntos, buscamos fortalecer nossa parceria estratégica de cooperação, que é transparente, confiável e estável”, acrescentando: “vejo à frente um futuro brilhante para o Brasil e o nosso hemisfério”. Eu não poderia deixar de concordar. Estamos particularmente bem posicionados no Rio de Janeiro para ajudar a construir o trabalho que ambos os países têm feito para fortalecer o intercâmbio entre as pessoas, bem como os laços fortes em segmentos como segurança, energia e turismo, para citar alguns.

BB: Em que aspectos a permanência no Rio de Janeiro contribuirá para sua vida pessoal e profissional?

SH: Estamos no Brasil desde agosto. Minha família e eu já vivenciamos o famoso acolhimento brasileiro, que é muito agradável, tanto nas relações que construímos no trabalho quanto fora dele. Os cariocas estão entre as pessoas mais calorosas do mundo, o que faz com que trabalhar e viver no Rio de Janeiro seja uma delícia. A beleza impactante da cidade também é uma oportunidade maravilhosa. Sou um ávido fotógrafo e acho as cenas do cotidiano do Rio inspiradoras e fascinantes.
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.