Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Marketing e inovação: como você está se preparando para dominar as tendências do mercado em 2019?

26/02/2019 em Evento
Atualização constante, experiência do cliente e Brand Publishing foram temas do Ideas exchange e workshop realizado no dia 21 de fevereiro
Banco de Imagens AmCham Rio
Os avanços na área de marketing estão transformando a forma como as organizações se comunicam com seu público e o modo de fazer negócios. Em uma era cada vez mais digital, as empresas precisam buscar e se adaptar às novas ferramentas existentes no mercado. Tendo em vista esse cenário, no dia 21 de fevereiro, especialistas da área e interessados no tema participaram do ideas exchange e workshop ‘Marketing e inovação – o que está por vir’. O evento idealizado pelo Comitê de Marketing da AmCham Rio buscou aprofundar o público sobre as principais tendências da área, além de proporcionar o passo-a-passo para colocá-las em prática a fim de obter os melhores resultados.

A abertura e boas-vindas foram realizadas por Noel De Simone, líder do Comitê de Marketing e diretor da AmCham Rio. O evento contou com palestras de grandes speakers como Bruno Mello, fundador e editor executivo do Mundo do Marketing; Éber Gonçalves, watson marketing leader da IBM Brasil; Paulo Henrique Ferreira, diretor executivo da Barões Digitais Publishing e João Vitor Rodrigues, consultor, pesquisador e professor da ESPM.

Bruno Mello trouxe uma apresentação sobre a importância da atualização constante para o profissional de marketing, além dos entraves para a mudança de mindset nas organizações. Em seu discurso de abertura, o especialista citou as principais tendências para 2019, entre elas, medição 360; matemarketing; data driving e relacionamento entre grandes empresas e startups. Em sua explanação o especialista buscou engajar o público sobre a necessidade de desenvolver e desenhar uma estratégia a partir da jornada do cliente, otimizando ações e gerando resultados inovadores. “Tudo hoje depende da jornada do cliente, inclusive o sucesso das empresas. Elas devem redesenhar os seus processos de marketing, vendas e serviço de acordo com a jornada dos clientes”, declarou. Para Bruno, a dificuldade das organizações é somente em dar o primeiro passo. “Há ideias e até estratégias ótimas. O que carece é ação, muitas vezes o problema é não começar, dar o primeiro passo ou terminar um trabalho iniciado”, pontuou.

“Como melhorar a experiência do cliente com IA” foi o tema da palestra de Éber Gonçalves. Segundo o líder da IBM, o relacionamento com o cliente se modificou durante os últimos anos. Ele destacou as principais características da inteligência artificial e exemplificou como podem ser utilizadas pelo marketing. Mapeamento da audiência correta, personalização em escala e melhora da experiência do cliente são algumas estratégias possibilitadas pela IA. “A relação entre empresas e clientes mudou consideravelmente. Seja no ramo do B2B ou B2C, as pessoas estão cada vez mais procurando sobre os produtos que pretendem consumir, e sai na frente quem está focado em ajudar os clientes”. O especialista também apresentou dados que comprovam que as pessoas cada vez mais irão experimentar flexibilidade, personalização e praticidade através da IA. “Segundo o Gartner, até 2020 os clientes gerenciarão 85% de seu relacionamento com a empresa sem interagir com um humano. Outros estudos apontam que, em 2020, a experiência do cliente vai ultrapassar preço e produto como o maior diferencial”.

Após Ideas exchange, os participantes foram convidados a assistir a um workshop sobre o tema: “Transformando dados em inteligência com brand publishing”, ministrado por Paulo Henrique Ferreira, diretor executivo da Barões Digitais Publishing, que conduziu uma apresentação sobre análise de dados, roadmap e resultados esperados de um projeto de brand publishing. O diretor trouxe cases implementados pela Barões em organizações. De acordo com ele, é importante que as empresas iniciem uma mudança de mindset e passem a agir como publishers, buscando o compromisso de entregar um conteúdo relevante e atraente para construir valor e relacionamento com seus leitores. “Brand Publishing é ter um plano de ação, ser curador, produtor e distribuidor de conteúdo. Ser um publisher requer atualização constante e promove o aumento do mind share da sua marca”, afirmou. Durante o encontro, o executivo deixou uma reflexão ao público: “para se tornar um publisher é preciso criar um senso de realidade de que você agora é um e que sua preocupação está na performance, no conteúdo, na distribuição e nos resultados, é preciso um framework onde a organização seja percebida como curadora de conteúdo”. Ao final do evento, os participantes puderam conhecer os sete passos para se tornar um publisher consistente, que são: planejamento; plataforma; conteúdo; distribuição; uso de dados; gestão de área e integração.

Veja mais fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/amchamrio/albums/72157689987593653
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.