Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Comitê de RH debate novos modelos organizacionais e práticas disruptivas

27/03/2019 em Evento
Com participação dos especialistas Alexandre Pompeu e Marcelo Sales, evento discutiu o fomento à inovação através da relação entre empresas tradicionais e startups
Banco de Imagens AmCham Rio
Na vanguarda das discussões, engajada com o desenvolvimento do ambiente de negócios e dos profissionais, a AmCham Rio promoveu no último dia 21 um encontro voltado para repensar a forma de gerir pessoas e processos dentro das organizações. A iniciativa reuniu importantes players do mercado de startups e profissionais de empresas tradicionais, que juntos discutiram novas propostas advindas da tecnologia para um RH disruptivo. Alexandre Pompeu, head de Inovação Digital da Mongeral Aegon, e Marcelo Sales, co-fundador e atual board member da Movile e General Partner da 21212 Digital Accelerator, foram os convidados para exposição do tema.

A transformação digital trouxe uma verdadeira revolução aos processos organizacionais. Ao mesmo passo, a comunicação transcende fronteiras, conecta pessoas, promove ideias e negócios em velocidade recorde. A cada dia surgem novas ferramentas que podem acelerar desde a operação à gestão das empresas. Sob esse viés, estão as startups, que ganham mercado com soluções disruptivas que permitem maior celeridade aos processos tradicionais. Hoje, muito se fala sobre Dinossauros versus Unicórnios, mas você já parou para pensar como essas duas potências podem, além de coexistirem, somarem forças e expertises rumo à expansão do mundo dos negócios, da economia e porque também não da gestão de pessoas? Essa foi a proposta de discussão do Comitê de RH para o seu segundo encontro deste ano.

Logo na abertura do evento, a chairperson do Comitê, Cláudia Danienne Marchi destacou a importância de eventos como este, promovidos pela AmCham Rio, para a troca de conhecimento entre profissionais e empresas. “A proposta desses encontros é promover um verdadeiro ampliar de cabeças como o próprio nome ‘Ideas Exchange” já sugere. Neste Comitê, procuramos trazer para essas discussões temas contemporâneos dentro de uma ótica de Recursos Humanos, ou seja, pessoas apaixonadas por pessoas que querem fazer a diferença para os profissionais e as organizações das quais representam”. Além disso, a líder do grupo e também CHRO & Partner da Degoothi Consulting deixou uma provocação ao público: “estamos na era da inovação, não espere o amanhã, não espere alguém descobrir a solução, inove, procure, busque, faça você, seja mentorado, mas saia da inércia”, instigou Cláudia Danienne.

O head de Inovação Digital da Mongeral Aegon, Alexandre Pompeu, iniciou sua participação com um convite ao público à reflexão acerca da era digital e seu universo de possibilidades. “Hoje tudo está literalmente em nossas mãos, através do celular ou em nuvem. É impressionante como estamos conectados o tempo todo. Por exemplo, nos últimos dois anos, geramos mais volumes de dados do que em toda história da humanidade”, ponderou o head de Inovação. Ele apresentou ainda as principais tendências como o uso de robôs, a queda de utilização do dinheiro para pagamentos, a longevidade, a utilização da AI para diagnóstico de doenças, realidade virtual e aumentada, entre outras. Além disso, trouxe cases da Mongeral Aegon – uma holding de empresas – e startups, como o programa de incubação dentro da PUC, que levou estudantes a repensarem as mais variadas indústrias. “Inovação é uma cultura que deve ser estimulada desde a formação. Essa é a verdadeira cultura que pode transformar tecnologias em negócios. Empodere as pessoas para que elas se aprofundem em conhecimento. Estamos na era da troca, onde o aprendizado deve ser compartilhado. Aprendemos com todos se tivermos em mente que o futuro já chegou. Qual o caminho que vamos escolher, que sua organização irá escolher?”, ponderou Alexandre Pompeu.

Marcelo Sales, co-fundador e atual board member da Movile e general partner da 21212 Digital Accelerator, foi o outro palestrante do evento. “Startup é uma cultura, é um mindset, é uma forma de você gerir sua empresa, e isso independentemente de ela ter 10 ou 3.000 funcionários. Eu gostaria de estimular vocês a abraçarem novas culturas, sua empresa pode ter esse mindset”, destacou o board member do grupo que detém plataformas como iFood, Sympla e PlayKids. Especialista em AI, Marcelo dividiu sua trajetória, as dificuldades de sua geração e traçou um paralelo com os novos profissionais. “A nova geração é muito mais voltada a experiência e identificação com uma causa ou propósito. Eles não têm medo de perder seus empregos como as gerações anteriores. Então, não adianta gerir a geração Z igual as demais. Existem inclusive muitas ferramentas do modelo de startup que podem auxiliar os gestores nesse processo”, afirmou ele. Entre as iniciativas das startups que podem ser implementadas nas empresas tradicionais, o co-fundador da Movile citou: gestão por transparência e não mais por medo, compartilhamento dos objetivos da empresa com todos os funcionários, feedbacks constantes, reuniões one-on-one, sentimento de dono através de programas de stock option e metodologia OKR.

Ao final do evento, os participantes puderam interagir com os palestrantes e direcionar questões mais variadas das suas organizações, levando novas ideias e inspiração para inovação. Entre os temas sanados pelos especialistas estão gestão intergeracional, liderança inteligente com a AI, soft skills, retenção de funcionários e aquisição de novos talentos.

Não perca os próximos eventos do Comitê de RH da AmCham Rio, acompanhe a agenda e participe. Em setembro, o mais esperado evento premium, People Connections, chega a sua 5ª edição com o tema “employee experience”. Vem aí mais um debate à frente de seu tempo para deixar você e sua organização mais atuais que nunca. Em breve, mas informações.

Veja mais fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/amchamrio/albums/72157707786736704
Agenda

mantenedores

OURO

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.