Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

O futuro do RH & o RH do futuro: uma reflexão atemporal sobre ATITUDE

24/04/2019 em Artigo
Por Cláudia Danienne Marchi, líder do comitê de Recursos Humanos da AmCham Rio e CHRO & Partner da Degoothi Consulting
Arquivo Degoothi Consulting
Quantas vezes você já leu, pesquisou ou ouviu falar sobre este tema? Se centenas, muito bom. Você está antenado com uma discussão que não pode e não deve se esgotar. É estratégica. Nos leva a pensar e agir, sobre atitude, experiências de valor e compromissos. Se poucas vezes, qual o motivo? Ainda dá tempo de mudar de perspectiva. Convido você a refletir sobre um olhar plural e não limitante ou departamental – foco em pessoas, relações, tendências, etc. Todos devemos ter o DNA RH. Independentemente da atuação e formação, gestão de pessoas é promoção de desenvolvimento contínuo, mentoria, desafiar a entregar um resultado superior, ser hábil para criar registro emocional por meio das experiências proporcionadas, criando engajamento, satisfação e aderência a propósito.

Penso que a primeira reflexão a ser feita e praticada é a necessidade de construir hoje um presente que já faça a diferença. Um hoje com mais compaixão e empatia genuína nas relações; com mais colaboração nas parcerias do que interesse unilateral; com mais senso de excelência nas entregas; com entendimento sobre cultura e processos; com mais inclusão e diversidade; mais consistência em conteúdo do que superficialidade, mais formação do que informação. Exercitar no hoje, para a construção do futuro, a partir de mentes inquietas e inconformadas com o presente.

Às vezes, tenho a sensibilidade – e comprovo – de que há uma atmosfera com muita pirotecnia e modismos corporativos, quando a ênfase deveria estar no que parece ser básico, mas, não é. Cadê a inteligência emocional? Princípios? Resiliência? Diálogo? A forma em equilíbrio com o conteúdo? O EBITDA pode e deve ser obtido sem deixar um rastro de mentes dilaceradas no caminho. Digo isso com a lucidez de quem vive em um mundo VUCA, com forte impacto da geração Z, com graves problemas sociais, econômicos, portanto, cônscia da realidade de que todos vivemos no mundo real. Mas, persevero na crença de um futuro melhor, onde temos que assumir a responsabilidade das ações ou das omissões do hoje. Não dá para adiar discussões, perder oportunidades e faltar com decisões, por paralisia do medo ou, desconhecimento. Seja você um líder ou um aprendiz, empodere-se para o futuro. Faça!

Compromissado com a construção do amanhã, tenha a humildade de ouvir outras gerações, os mais seniores podem aportar uma mentoria valiosa. Outra dica: reconheça o legado. Não há nada pior que a soberba. Mediocridade não constrói o futuro. Seja hoje um catalisador de boas práticas. Pessoas com o mindset no futuro querem em síntese, um mundo melhor. Desenvolva a quem puder hoje, para que sejam melhores que você logo e, assim, o amanhã será diferente e melhor, ouso afirmar.

Quer fazer a diferença? Atitude no presente. Tenha claro um propósito. Seja agente de experiências transformadoras para você e para os outros. O futuro do RH e o RH do futuro dependem de você!

**Os artigos assinados são de total responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião dos editores e da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro.
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.