Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Inteligência emocional é um dos temas discutidos no Fórum de Gestão

14/06/2019 em Notícias
Especialista orientou sobre autoconhecimento e relacionamento interpessoal
Acervo de Imagens AmCham Rio
Atualmente, mais do que conhecimento técnico, as empresas estão em busca de pessoas com alto nível de inteligência emocional para formar suas equipes. Por isso, o terceiro Fórum de Gestão recebeu, no dia 12 de junho, a psicóloga e especialista em treinamentos corporativos Andréa Cordoniz para falar sobre o tema. Em um tom descontraído, ela trouxe dados de estudos realizados e explicou quatro passos para desenvolver essa habilidade que torna cada vez mais importante para o mercado de trabalho.

Inteligência emocional é a capacidade de entender nossas emoções e os sentimentos das pessoas que estão a nossa volta e, a partir dessa conscientização, saber gerenciar comportamentos e relacionamentos. “Ter essa habilidade representa 58% do sucesso profissional, mas apenas 36% das pessoas são capazes de compreender o que sentem”, apontou a palestrante.
De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Oxford, cerca de 45% das profissões atuais vão desaparecer nos próximos 20 anos e 65% dos estudantes que estão cursando o Ensino Médio vão trabalhar em funções que ainda nem existem. “Sendo assim, não há dúvidas de que os conhecimentos técnicos vão mudar, mas as competências emocionais são essenciais para se destacar”, frisou.

Andréa elencou quatro passos para desenvolver a inteligência emocional: autoconhecimento, autogestão, consciência social e gestão de relacionamento. “Todos são muito importantes, mas o autoconhecimento é essencial, a base de tudo”, ressaltou. “Se conhecer pode ser doloroso, porque não basta reconhecer nossas qualidades, mas sim nossas falhas e deslizes para, então, tentar mudá-los. Além disso, se você não sabe o que sente, não conseguirá gerir suas emoções”, completou.

As outras duas fases dizem respeito ao convívio com outras pessoas. “Ter consciência social é compreender as emoções do próximo. A empatia é a essência dessa etapa; ser empático é se colocar no lugar do outro, considerando sua realidade”. Por último, é preciso gerenciar os relacionamentos. “É o famoso fazer networking, é cuidar das relações, valorizar os vínculos”, pontuou.

A posição do líder

Ao longo do tempo, várias mudanças aconteceram no meio corporativo. Além do surgimento de novas tecnologias, a figura do líder mudou bastante. Se antes existiam chefes que subjugavam seus funcionários, hoje o mercado de trabalho procura por lideranças que inspiram, encorajam e motivam. Apesar disso, as chefias ainda sofrem com alto nível de estresse e representam o cargo que têm menor inteligência emocional, segundo pesquisa realizada em 2014.

“Isso acontece porque quem ocupa essa posição tem menos contato com outras pessoas e para desenvolver essa habilidade, a prática é imprescindível”, explicou. “Já os gerentes tiveram maior índice desta competência, visto que sempre estão se relacionando com o mais variado tipo de pessoas”, acrescentou. Um líder com alto nível de inteligência emocional cria um time seguro, confiante, que participa das decisões. “Todos os executivos que têm inteligência emocional são mais sucedidos”, resumiu a psicóloga.

Durante o encontro, Andréa fez uma série de exercícios com a plateia, a fim de chamar atenção para habilidades importantíssimas para o desenvolvimento da inteligência emocional, como observação, audição e percepção dos gatilhos emocionais. “É importante conhecer o que te tira do sério e, assim, mudar a rotina, aplicar esse conhecimento no dia a dia mesmo”, frisou. “Inteligência emocional é vida, é saúde, é essencial. As emoções são as fontes de transformações mágicas do mundo”, concluiu a palestrante.

Veja algumas fotos do Fórum de Gestão: https://www.flickr.com/photos/amchamrio/albums/72157709080602968
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.