Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Sua empresa é orientada a dados?

28/10/2019 em Artigo
Alexandre Silva, Gerente de Banco de Dados, Business Intelligence e Analytics da MXM Sistemas, explica a importância das organizações serem ‘Data Driven’.
Banco de imagens Unsplash
Se sua empresa utiliza métodos de análise dos dados através de técnicas e soluções de Big Data potencializando o seu negócio, parabéns! Ela está enquadrada como uma empresa Data Driven.

Muitos gestores ainda não compreendem que Data Driven Business pode ajudá-los a potencializar o planejamento estratégico de seus produtos e serviços.

O que significa Data Driven Business? Trata-se da análise dos dados obtida a partir de informações coletadas dos clientes, do mercado e da própria empresa, com a finalidade de orientar a tomada de decisões que potencializem seus negócios.

O Data Driven Business ajuda a elucidar as questões que surgem quando as empresas buscam compreender como o seu negócio se apresenta para o mercado. Quem são meus concorrentes? Como foi a experiência do consumidor com o meu produto? Para quais segmentos de negócio o meu produto será mais efetivo? Que perfil de cliente devo levar em conta em uma campanha de marketing específica? Que canais estratégicos devo utilizar para expandir minhas vendas? Quais são os clientes com perfil para oferta de crédito?

Grandes empresas já utilizam esta metodologia para auxiliar nas estratégias de marketing e, em muitos casos, no desenvolvimento de novos produtos, antecipando a análise de riscos para lançamento no mercado. É comum encontrar empresas que já usam soluções tecnológicas de gestão de dados e ainda não perceberam que já podem ser classificadas como empresas Data Driven.

A tecnologia atual aumentou muito o leque de ferramentas que ajudam a entender como o seu produto ou serviço será avaliado pelos clientes. Podemos atribuir isto ao crescimento exponencial da geração de dados nos últimos anos. Eles passaram a ser vistos como um tesouro bruto que precisa ser lapidado, e é no momento em que as empresas sentem necessidade de tratar estas informações que elas mais precisam de ferramentas e técnicas, utilizando especialistas para minerar, tratar, transformar e disponibilizar os resultados. Deste modo, os dados passam então a apoiar as decisões estratégicas.

Vale a pena investir em soluções Data Driven?

Quando uma empresa incorpora técnicas de Data Driven em sua cultura empresarial, ela potencializa as vendas, melhora os processos e a qualidade de produtos e serviços, ajuda os gestores a entenderem melhor o impacto externo e interno de seu negócio.

Calcular o retorno sobre o investimento é possível, uma vez que os dados considerados são mensuráveis.

Se a empresa não possui qualificações técnicas específicas, estrutura ou know-how para implementar esta metodologia, o mercado oferece boas opções que vão desde consultorias a ferramentas especificas. As ferramentas desenvolvidas para plataformas em nuvem (cloud) são uma alternativa com boa relação custo-benefício.

Implementar uma solução de Data Driven Business é essencial para qualquer negócio. Não se engane pensando que somente empresas de grande porte podem se beneficiar desta metodologia. Ela pode atender a todos, de profissionais liberais a grandes grupos empresariais. Entender os dados é essencial para a sobrevivência no mercado.

Para mais informações sobre a cultura de dados, veja o Blog MXM: https://www.mxm.com.br/blog/
Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.