Fale conosco - Downloads - Notícias
Home
Notícia
<< Voltar

Não ligue o piloto automático. Mindfulness ajuda a desenvolver foco e atenção

06/11/2019 em Notícias
Marie Bendelac (Be Coaching) destacou a importância do mindfulness, comunicação não verbal e empatia para aumentar a produtividade
Marie Bendelac, CEO e co-fundadora da Be Coaching Brasil, ensinou métodos de meditação para desestressar durante o período de trabalho.
A cada dez brasileiros no mercado de trabalho, nove manifestam sintomas de ansiedade e estresse, que podem ir do grau mais leve ao incapacitante. É o que revela a pesquisa da Isma-BR, representante brasileira da Internacional Stress Management Association. Os números são alarmantes, mas é possível driblar a estatística e se manter saudável e produtivo utilizando técnicas, segundo a coach Marie Bendelac, CEO e co-fundadora da Be Coaching Brasil.

“A maioria das nossas ações acontece no ‘piloto automático’. Ao aplicarmos o mindfulness, conseguimos desenvolver nosso foco e atenção”, ensina Bendelac, no nosso último Fórum de Gestão que aconteceu dia 24 de outubro e orientou sobre algumas práticas que fazem total diferença nas relações do ambiente corporativo.

A técnica exige que o praticante esteja em local calmo (não precisa ser totalmente silencioso), feche os olhos, se concentre na respiração e no tempo presente. “Assim conseguimos atingir um estado de consciência plena no aqui e agora e nos conectarmos conosco”, explica Marie. A prática pode ser aplicada em apenas alguns minutos, de acordo com a palestrante. Ela também aconselha: “Precisamos nos conhecer a ponto de identificar quando estamos no nosso limite de estresse. Todos vivemos estressados, mas fazer 'micropausas' durante o dia e aplicar o mindfulness é fundamental para recuperarmos a energia necessária para continuarmos produtivos”.

Outro grande obstáculo nas relações entre colegas de trabalho é a comunicação. “É imprescindível que o líder cuide da forma que ele lida com seus colaboradores para mantê-los engajados”, afirma a palestrante. A Comunicação Não-Violenta (CNV), proposta pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, é uma aliada, já que é capaz de tirar a carga emocional do diálogo e desperta a colaboração e empatia. “Com o crescimento da diversidade nas organizações, a empatia se faz ainda mais necessária. Precisamos estimular uma postura de compreensão, para que assim, conflitos indevidos sejam evitados e a produtividade se sobressaia”, conclui.

O Fórum de Gestão é uma iniciativa exclusiva que realizamos para os nossos associados. O encontro aborda mensalmente soft skills e outras habilidades de liderança. Buscamos desenvolver as empresas e suas equipes, trabalhando por um ambiente de negócios cada vez mais fortalecido e competitivo.

Agenda

mantenedores

OURO

PRATA

  • Praça Pio X, 15 / 5º andar – Centro
    CEP: 20040-020 – Rio de Janeiro/RJ
  • + 55 (21) 3213-9200
    Fax: 55 (21) 3213-9201
  • amchamrio@amchamrio.com
Redes AmChamRio
  • COPYRIGHT © 2012.